Trancoso

No ano de 1500, com a chegada dos portugueses à costa brasileira, no Rio dos Frades, chegou também o nome que até hoje identifica uma das mais bonitas e charmosas estâncias balneares do Brasil: Trancoso.

Cinco séculos mais tarde o intercâmbio cultural e mistura de raças e etnias continuam a ser uma das mais fascinantes características deste local.

Bordejado por magníficas praias de areia dourada e águas límpidas e mornas, no planalto surge o famoso ‘Quadrado’. Esta praça, originalmente uma aldeia jesuíta, conserva até hoje o seu peculiar casario, mantido de forma exemplar pelos nativos e ‘biribandos’ (nome dado pelos nativos aos moradores com origem em outras paragens).

É aqui que se fundem de forma exemplar a rusticidade do passado com a sofisticação dos costumes trazidos de outras regiões.

Por isso, de forma espontânea, surgem aqui e ali manifestações artísticas em cada final de tarde, que só estando no local se poderão apreciar e entender.

É isto Trancoso. Um lugar mágico a não perder.

Nos arredores não pode deixar de visitar as magníficas praias do Espelho e Caraíva. Mais duas pérolas na paisagem litorânea da Bahia.

A caminho aproveite para visitar a reserva natural da tribo dos índios ‘Pataxos’, que o farão sentir em casa e partilharão com você a sua história, cultura e costumes.